domingo, 27 de junho de 2010

ONDE É QUE FOI PARAR?

Até o meu mapa astral já sugeria, a vida me convidava, o encantamento das crianças mesmo me vendo cantar música adulta já abria as portas, e os pequenos mais próximos me tocaram com a varinha mágica da inspiração. Quando me dei conta lá estava eu, vestindo um macacão cheio de borboletas e carinhas coloridas, aquecendo a voz e o coração para entrar no palco. Era a estréia do show ONDE É QUE FOI PARAR?; finalmente eu havia mergulhado de cabeça na música infantil.
Há seis anos, com a vinda do primeiro sobrinho, Giulio, gravei em casa um cd especialmente para ele. Minha irmã já morava longe e eu queria que meu sobrinho conhecesse e se acostumasse com minha voz desde a barriga, queria participar de alguma forma daquele período tão especial. As músicas eram bem relaxantes e não tinham letra, mas minha voz era bastante presente como um instrumento. Pouco mais de um ano depois veio o segundo sobrinho, Pietro, e, seguindo a tradição, o segundo cd de relaxamento. Mas agora com uma novidade: uma canção com letra, e na verdade nada relaxante. Nesta época eu já convivia intensamente com Giulio, a inspiração estava em casa, vinte e quatro horas só esperando que eu a pegasse no colinho e aí ela nasceu, tão naturalmente e feliz, a primeira música infantil, chamada Faz Sempre Sol. Giulio ainda não sabia cantar, mas participou da gravação com gargalhadas e ensaios de sílabas.
Pronto, o caminho estava aberto, eu mergulhara de cabeça no fascinante universo infantil e a partir daí não foi difícil nascerem irmãzinhas e mais irmãzinhas da primogênita Faz Sempre Sol. Situações vividas com Giulio e com outras crianças próximas e queridas se transformavam em mais canções infantis. Claro que minha primeira platéia eram os sobrinhos, exigentes por sinal... então depois de passarem pelo crivo ferrenho dos pequenos, as músicas corriam apenas pelo circuito familiar e uma ou outra foi jogada na internet. Dois anos atrás, por conta de um projeto da Vez da Voz, ganhei uma grande amiga e parceira de música infantil, a Gabi Parra. Uma dessas parcerias raras, que em um final de semana produz umas cinco músicas. Não, não foram dois dias de reclusão só para compor, a produção se deu entre mamadeiras, trocas de fraldas e protestos chorosos da pequena Elena, primeira filha de Gabi. Ouvindo hoje as canções eu me lembro das cenas, eu, Gabi e o piano, mas não consigo mais saber qual frase foi de quem, qual idéia melódica foi de quem, tamanha nossa sintonia.
O produto final do projeto na ONG ainda não saiu, porém um pequeno e improvisado show chegou a ser feito num cantinho da bienal do Livro de 2008 em São Paulo. Mas foi somente neste ano que a coisa ficou séria mesmo e que eu me vi completamente envolvida, e apaixonada, pelo trabalho com a música infantil. A poetisa e amiga Elisa carvalho vivia me cutucando: “põe música na minha poesia infantil, põe música na minha poesia infantil, põe música na minha poesia infantil...” No início do ano finalmente botei música em uma das poesias infantis dela; várias outras já foram musicadas por outros três músicos: meu pai, Sergio bentes, Wolney Rocha e Bianco Marques. Poesias musicadas e parcerias seladas, estava decidido: vamos juntar as produções e fazer um show!
O período de preparação e intensos ensaios durou três meses. Fosse fim de semana ou noites durante a semana estávamos nós cinco: eu, Bianco, papai, Adelmo e Fred, e mais as tantas pessoas que incansáveis colaboraram com esta realização, preparando cada detalhe desta grande festa musical. A empreitada, além de nos render muito trabalho e alegria, foi fortificando uma grande parceria com meu amigo Bianco, parceria que AINDA não rendeu composições, mas muita sintonia artística, musical e de palco. Mais para o final do período de ensaios, chegou o Júlio, completando nossa turma e tornando o espetáculo acessível a todos, mesmo a quem não pode ouvir. Júlio é intérprete de Libras, a língua brasileira de sinais, e nos ajudou a proporcionar a crianças surdas momentos inéditos e inesquecíveis. Em nossa cidade jamais um show infantil foi possível a essas crianças. Mas não foram só elas que viveram seus momentos ímpares, no dia do show ONDE É QUE FOI PARAR? era difícil saber que grupo estava mais feliz, os artistas ou a platéia. O envolvimento e a entrega de cada um dos músicos fez todas aquelas notas musicais, histórias, fantasias, lições, ritmos, versos e gestos chegarem aos coraçõezinhos de todas as crianças, as pequenas e as grandes também! Foi uma surpresa; eu imaginava que a gente fosse até agradar as crianças sim, mas sinceramente não sabia que nosso trabalho pudesse emocionar tanto os adultos presentes.
Bom, nem é preciso dizer então que o show foi sucesso de público e crítica, e todos pediram mais! Desde a primeira semana pós show, que foi há menos de um mês, já estamos tratando das próximas produções e apresentações. A realização e plenitude no dia do show era tanta que acordei com uma nova composição infantil pipocando na cabeça, e é claro que ela já vai entrar no cd. É isso mesmo, já entramos em estúdio para gravar um cd com as músicas do show e mais algumas. Enquanto isso a criançada não precisa chorar, tem videozinho no youtube pra todo mundo ver! É a História do Ponto, uma historinha do Bianco que é quase cantada, a queridinha do público. O vídeo é um momento de um dos últimos ensaios e tem errinhos, mas é disso que a gente gosta, né? Então lá vai:
http://www.youtube.com/watch?v=-saGkhKNFpE
E daqui a pouco o dvd do show fica pronto e aí os melhores momentos do espetáculo também estarão lá! Algumas das minhas canções infantis estão disponíveis no meu site:
http://www.sarabentes.com
Um muito obrigada cheio de sorrisos puros como os das crianças da platéia para todos que colaboraram com este trabalho e para todo o maravilhoso público presente no dia do show.

Nenhum comentário:

Postar um comentário