sexta-feira, 24 de dezembro de 2010

Escola de artistas

Existe uma arte que não usa pincel, não usa instrumentos musicais, nem palco nem livros. É uma arte muito simples, que não requer nenhum acessório ou espaço específico, e, ao mesmo tempo, é tão minimalista quanto uma composição para orquestra. Uma arte silenciosa, e tão essencial quanto qualquer outra, e que não adianta procurar escolas onde aprendê-la, não, você não vai achar. Mas te dou uma boa notícia: você nem precisa investir o seu dinheiro no aprendizado desta arte, a escola está aí, bem aí na sua frente, exatamente agora, neste momento, e em qualquer outro. A arte é sorrir às seis horas da manhã, apesar de todo o sono e a correria, é sorrir pra você mesmo, e pra quem quer que cruze o seu caminho até o trabalho; a arte é ouvir quem conversa com você como quem ouve uma música, é esperar seu interlocutor concluir sua frase, é beber cada uma de suas palavras, ainda que ao mesmo tempo briguem por sua atenção os anúncios comerciais, cartazes, letreiros, roupas ou carros bonitos; a arte é estar atento aos outros na calçada e oferecer uma mãozinha a alguém que pareça precisar de uma ajuda pra atravessar a rua por exemplo; a arte é fazer sorrir ou rir seu colega de trabalho, seu companheiro de vida, seu irmão, seu filho; a arte é se lembrar de agradecer, mesmo que intimamente, sempre que vier a vontade de maldizer e reclamar; a arte é desenvolver a própria criatividade e inventar com seu filho uma brincadeira nova na banheira para convencê-lo a tomar o banho, é montar sobre a comida dele uma carinha, de olhinhos de azeitonas, antes de perder a paciência e desistir de fazê-lo comer; a arte é olhar para todos do seu grupo, e não só para aqueles que se destacam por seu carisma e beleza; a arte é homenagear quem está do seu lado, ou esteve quando você mais precisou, com um presente feito por suas próprias mãos, por seus próprios dons; a arte é dizer o quanto você admira uma pessoa e suas atitudes antes que seja tarde demais; a arte é olhar atentamente pra você mesmo, com a mesma profundidade que deseja conhecer aquele que é alvo de sua paixão; a arte é olhar para toda essa festa de cores e luzes de Natal, e presentes, e apelo comercial, e correria, e investimentos além do permitido, e enxergar o que realmente importa.
Que as datas festivas nos tragam muita alegria sim, mas a alegria consciente, genuína, a alegria de nos sentirmos no caminho certo, a alegria de nos sentirmos úteis neste planeta, a alegria de nos sentirmos úteis a alguém, a alegria de nos sentirmos em paz com todos aqueles que amamos, a alegria da comunhão com nossos amigos e com a natureza, a alegria dos desafios vencidos, a alegria de plantar uma árvore, de plantar arte, a alegria de comemorar uma boa notícia. E se o mundo não te dá boas notícias, produza você uma notícia maravilhosa! Um Natal e um novo ciclo lotado de arte para todos nós, lotado de música, teatro, literatura, dança, cinema, fotografia, boas notícias, e também cheio dessa arte da atenção, da gentileza, do sorriso, do foco no essencial e no positivo, a arte de se relacionar, a arte de ser humano.


No centro, menininho sorridente surgindo de dentro de um balde e segurando outro sobre a cabeça. Em volta, imagens menores do mesmo menino em 5 diferentes momentos de brincadeira com os dois baldes.

Giulio Garrone, meu sobrinho mais velho, aos 3 anos de idade, em ensaio fotográfico com os baldes. :)


2 comentários:

  1. Sarinha!

    Lindo, lindo! Viva arte do essencial a vida!

    Beijocas!

    ResponderExcluir
  2. Sara, que post lindo!

    Faz muito tempo que minha mãe se encontrou com você na rua, (muito tempo mesmo, se bobear já faz um ano!) e desde então pensei em te escrever. Mas perdi seu email, tive um ano super corrido, mas agora coloquei seu nome no google e descobri seu site. Fiquei muito feliz em ver o trabalho lindo que você está fazendo, e achei o máximo poder ouvir as músicas e ouvir de novo a sua voz!

    Queria te desejar um 2011 maravilhoso! Se puder, me mande um email pra podermos conversar mais e contar as novidades! (lsneiva@yahoo.fr)

    Beijos

    Lissiene

    ps: tentei te escrever pelo formulário de contato do seu site mas não estava funcionando.

    ResponderExcluir